O que a RV pode fazer pelo seu negócio?

O futurista e midiático tipo de realidade virtual (RV) que vimos em filmes como Tron e Matrix ainda não está aqui. Mas as pequenas e médias empresas precisam se preparar para tecnologias imersivas à medida que se tornam cada vez mais acessíveis.

De acordo com Foad Fadaghi, analista da Telsyte, a “realidade virtual conquistou a imaginação das pequenas e grandes empresas, particularmente nos últimos 12 meses”.

O estudo australiano RV & AR Market Study da Telstyte revela que mais da metade das empresas pesquisadas estão implementando ou atualmente considerando a RV como parte de sua estratégia de negócios.

Um relatório de 2016 do Bank of America Merrill Lynch prevê que o ponto de inflexão da RV para o crescimento exponencial está chegando em 2019 ao início de 2020, com 250 a 300 milhões de usuários esperados em todo o mundo, uma linha do tempo que coincide com o lançamento da nova rede de banda larga da Austrália. Com a rede nbn TM instalada, a RV pode não ser mais apenas a província dos grandes negócios.

OS PIONEIROS

“Algumas organizações agiram prontamente”, diz Fadaghi. Todos nós já vimos os “walk-throughs virtuais” de 360 ​​graus produzidos por agentes imobiliários para comercializar propriedades.

Ele diz que a RV é mais frequentemente usada em conjunto com aplicativos existentes, e não como um novo canal, com o treinamento de um exemplo do tipo de serviço que poderia melhorar seus canais existentes usando RV.

A RV também faz sentido nas indústrias que dependem do design, “em empresas que vendem produtos que as pessoas vão querer visualizar antes de comprar; na indústria da construção, digamos, nas reformas da cozinha ”, diz Fadaghi. Usando a RV, um proprietário pode ver que um produto mais sofisticado ficará melhor dentro do padrão.

DESENVOLVEDORES DE RV BUSCAM ENGAJAMENTO

A empresa de mídia imersiva baseada em Melbourne, Phoria, está em parceria com o Prince Alfred Hospital e o Melbourne Zoo para criar terapias assistidas por animais que ajudam a aliviar a dor e a ansiedade em pacientes jovens. O fundador da Phoria, Trent Clews-De Castella, diz que a terapia é “bastante desafiadora e dispendiosa de distribuir”. Sua missão foi capturar o envolvimento com os animais uma vez e escalá-lo, aplicando-o várias vezes; Enquanto isso, o custo permanece o mesmo.

Ele também vê um enorme potencial para as pequenas empresas expressarem suas mensagens de marketing usando mídias imersivas: se você tem uma boa história para contar, essas ferramentas podem ajudar a contar de uma maneira mais convincente. "Agora você tem um meio de realmente convidar seu usuário-alvo para um envolvimento muito pessoal, íntimo e emocional", diz ele.

REALIDADE VIRTUAL VERSUS REALIDADE AUMENTADA

Fadaghi diz que algumas indústrias, como a mineração, usam RV quando querem treinar indivíduos em atividades perigosas, sem expô-las ao perigo real. Com a RV, eles podem imergi-los em seu ambiente de trabalho, mas usarão “realidade aumentada” além disso, para o uso no local.

A realidade aumentada envolve a sobreposição de imagens virtuais na visão de um usuário do mundo real, o que acaba dando uma visão composta. Pense em Pokémon GO.

Na mineração, os dados em tempo real podem ser enviados aos trabalhadores quando eles precisam para tomar decisões informadas no local, especialmente em situações de emergência.

"Um futuro aumentado é praticamente um dado", diz Fadaghi. “Antecipamos a realidade aumentada para se tornar parte da sociedade e parte do lar inteligente e parte da abordagem inteligente ao estilo de vida.”

E-COMMERCE

Grandes varejistas on-line já experimentaram RV, incluindo o shopping center virtual da Alibaba na China, e a loja virtual criada pelo eBay e Myer.

Quando a RV atinge o comércio eletrônico, os produtos se tornam quase reais, superando alguns dos principais obstáculos do comércio eletrônico. Diz Clews-De Castella, “você pode dar às pessoas uma compreensão mais palpável do que são esses produtos, além de apenas algumas fotos. Você está ajudando os consumidores a se tornarem muito mais confiantes com sua decisão de compra. ”

“O preço dos dispositivos e do hardware continuará a diminuir nos próximos anos”, diz Fadaghi, “com muito mais opções de RV baseadas em PC e Dispositivos Móveis, o que o tornará mais viável para empresas menores”.